Buscar
  • Isabela Masini

Como economizar na reforma

Atualizado: 29 de Mai de 2019

Reformar é sempre algo que gera muitas dúvidas e gastos, claro. Por isso, é muito importante se planejar muito bem antes de começar uma reforma.


1. Contrate um arquiteto

Os arquitetos são imprescindíveis para que uma reforma ocorra de forma planejada, por etapas e devidamente calculada (tanto os gastos quanto a quantidade de cada material).

Eles conhecem os fornecedores mais qualificados para executar os diferentes tipos de serviços como: elétrica, hidráulica, marcenaria, etc e isso vai te ajudar a economizar tempo e dinheiro evitando o retrabalho.

Além disso, o arquiteto entrega desenhos em planta e em 3D para o cliente visualizar melhor o projeto nos mínimos detalhes para sair tudo como planejado e sem aquela dúvida de que se vai ficar do jeito que você sonhou ou não.


2. Faça por etapas

Não adianta sair comprando tudo para o seu apartamento sem nem ter começado a reforma. Você corre o risco de manchar o seu sofá novinho que entregaram antes da hora por que as paredes ainda estavam sendo pintadas. Existem etapas de trabalho para a obra: começo, meio e fim. O básico é: Comece pelos revestimentos de piso e parede, pintura, marcenaria e por fim móveis e decoração.


3. Defina tudo antes de começar

Ficar mudando de ideia toda hora no meio da obra vai atrapalhar muito todo o processo: Você vai gastar mais para trocar o que não gostou tanto para comprar outro material, tanto para o pedreiro refazer o que já havia sido feito, além de atrasar o cronograma.

Por isso é tão importante ter um projeto definido nos mínimos detalhes e com 3Ds que são muito mais fáceis para o cliente entender do que desenhos técnicos.

4. Tenha em mente um valor para ser gasto

Muitas vezes o cliente nunca passou por uma reforma e não sabe quanto custaria.  Mas é necessário ter em mente um valor aproximado de quanto você deseja e pode gastar. O trabalho do arquiteto é importante nessa etapa para adequar o máximo possível o projeto ao seu sonho e também ao seu budget (orçamento). 



Embora não haja valores fixos, existe uma média de custo que pode variar dependendo do tipo de acabamento usado, marca e fornecedor. A média para reformar apartamento em São Paulo, em bairros de alto padrão é de R$ 2.500 a R$ 4000/m². Esse valor é uma média do apartamento como um todo, existem ambientes que podem sair mais caros como cozinha que tem hidráulico, instalação de coifa ou mais baratos como um quarto que não envolve esse tipo de "quebra-quebra".


5. Horários de obra Fique atento aos horários que podem ser realizadas as obras, principalmente quando envolve furadeiras e quebração. Vizinhos odeiam e com razão barulhos de obra e podem acabar impedindo que ela continue naquele momento. Se for uma casa você terá menos problemas com isso, mas prédios comerciais e residenciais tem muitas regras de horários de entrega de material e obra. 


6. Serviços de Arquitetura

Cada vez mais os arquitetos estão abrangendo as opções de serviços, diferente do tradicional projeto + acompanhamento de obra.

Nós da Next Arquitetura, por exemplo, fazemos consultoria online além do modo tradicional projeto de arquitetura e interiores. Isso facilita na hora de se planejar para saber o quanto seria possível investir em cada ambiente ou se preferir na casa toda. No caso da consultoria o valor já é pré estabelecido por ser online e quase "pronta-entrega". Já o projeto de arquitetura e acompanhamento de obra o preço varia de acordo com o tamanho e complexidade.


 Assim, você evita a dor de cabeça de ter o seu dinheiro mal investido no seu imóvel, pois você terá total assessoria desde a escolha dos revestimentos e materiais, contratar os fornecedores, acompanhamento de obra até os mínimos detalhes de decoração.


Leia mais:

Como melhorar a acústica dos ambientes

Como reformar sem obra

6 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Pinterest
Projeto de arquitetura
Acompanhamento de obra
Converse com a arquiteta
Arquitetura e Interiores 
Todos os direitos reservados
contato@nextarquitetura.com.br
Av. Nove de Julho, 4939 - sala 141 - Itaim Bibi, São Paulo
Archademy