
Next Arquitetura
ARQUITETURA | DICAS DE MIAMI
Atualizado: 29 de mai. de 2019
Amada por muitos brasileiros, dicas dessa cidade quase latina nunca são demais, não é? Há quem pense que Miami é só compras e mais compras... Mas eu discordo e muito dessa opinião! Miami é uma cidade linda e cultural, há muitas atividades legais para se fazer lá sem envolver QUASE nenhum shopping. Mas alguns (shoppings) valem a visita pela arquitetura!
Fui recentemente para lá e voltei com algumas dicas para os amantes de Arquitetura!

1. Patricia and Phillip Frost Museum of Science
Localização: 1101 Biscayne Blvd
Recém inaugurado em 8 de Maio desse ano, o Museu de Ciências é um grande edifício com uma bela arquitetura contemporânea.
Projetado pelo escritório londrino Grimshaw Architects, o novo prédio traz aberturas convidativas em suas estruturas, que permitem a entrada de luz natural e chamam a atenção de quem o contempla por dentro e por fora.

O átrio, ao ar livre, corta os quatro edifícios interligados e representa um respiro para os
visitantes, ao passo que também tem a função de fazê-los organizar as informações que absorveram, enquanto caminham por lá. Com mais de 23 mil m², o espaço é dividido em quatro edifícios (Aquário, Planetarium, e as asas do Norte e do Oeste) e possui uma construção dinâmica, sustentável, complexa e conectada com a comunidade e os ecossistemas de seu entorno. (Casa Cor, VictorLessa).
O Museu busca certificação de Construção de Sustentabilidade e para isso tomou diversas medidas como:

Construção de espaço verde e aberto com parque adjacente e praça
Zonas para recolhimento e tratamento das águas da chuva
Sistemas de irrigação de baixo fluxo
Iluminação de LED eficiente
Controles de iluminação e sistemas de escurecimento diurno
Ventilação natural e iluminação em galerias externas
Reciclagem de resíduos de construção
2. PAMM (Pérez Art Museum)
Vizinho do Science Museum, você pode deixar seu carro no estacionamento e atravessar a linda praça (Knight Plaza) que liga os dois museus.
Localizado em um terreno beira-mar com vista para a Baía de Biscayne, o museu low-profile de três pavimentos parece quase desaparecer em seus arredores - um agradável contraste com a estética arquitetônica encontrada normalmente em toda a cidade .


"Miami é conhecida por seu icônico bairro art déco - na verdade art déco foram caixas decoradas sem um diálogo e intercâmbio entre o interior e exterior," diz Herzog. "A coisa mais importante, porém, que faz Miami tão extraordinária é o seu clima incrível, vegetação exuberante e diversidade cultural. Como esses ativos podem ser plenamente explorados e traduzidos na arquitetura? Essa é a maneira que nós tentamos abordar o projeto que criamos para o novo museu de arte em Miami."

Do exterior, o museu de 18581 m², aparece como uma série de caixas elevadas perfurada através de uma grande varanda, que conforma um espaço público, e é camuflada por um conjunto de jardins verticais. Este projeto foi concebido para aprofundar a conexão entre o espaço interior e exterior, oferecendo uma extensão para o Parque Bicentenário ao lado.

“As circunstâncias ambientais do edifício, o clima quente, as tempestades pesadas, instruíram as prioridades na concepção arquitetônica", diz Christine Binswanger, sócio da Herzog & de Meuron. "O uso de concreto e a grande cobertura são parte de uma estratégia para manter o calor para fora. No entanto, o edifício aparece como uma estrutura bastante frágil e, talvez, esta seja a beleza do projeto."
Os interiores do museu colocam todo o foco sobre a arte. Vistas expansivas para a baía e grandes quantidades de luz natural, juntamente com detalhes simples em concreto e madeira, tornam o espaço agradável e atemporal. (Site Archdaily, Karissa Rosenfield)
3. Brickell City Centre
Localização: 701 S Miami Ave

O bairro do Brickell, centro financeiro de Miami, ganhou o novo e imponente Brickell City Centre. O complexo de U$ 1 bilhão, foi originalmente proposto no começo dos anos 2000, mas foi cancelado em 2008 devido a crise e condições de mercado precárias. Em junho de 2011, o projeto foi revivido pela Swire Properties (empresa chinesa), e agora o complexo consisti em quatro andares de varejo e espaço de entretenimento, seguido por seis torres menores, duas torres residenciais, duas torres de escritórios, uma torre de bem-estar e um hotel (East) projetado pelo escritório Arquitectonica.

Foi construído de forma sustentável, possui certificação do LEED, o LEED-ND (Leadership in Energy and Environmental Design for Neighborhood Development) e como maior destaque o Climate Ribbon. A estrutura feita de aço e vidro aproveita as correntes de ar vindas do oceano para refrescar o shopping, dispensando o uso de ar condicionado. Ela conecta toda a construção que tem 3 quarteirões! Além disso, armazena água da chuva para reutilização.
Mesmo se a intenção não é fazer compras, o passeio pelo Brickell City Centre vale a pena. Você pode ir almoçar, tem muitas opções boas e apreciar sua arquitetura contemporânea.
Restaurantes no Brickell
SUGAR
Vale muito a pena conhecer o SUGAR, bar e restaurante super badalado no rooftop do hotel East. A comida é deliciosa e a vista nem preciso comentar. As fotos falam por si. É importante fazer uma reserva pois o lugar lota, principalmente a noite!



Quinto La Huella
Original de Punta, o Quinto la huella abriu as portas em Miami no Brickell, tem que ir! De segunda a sábado é servido café da manhã, almoço e jantar à la carte e domigo tem um brunch no estilo buffet que é maravilhoso, com saladas, salmão defumado, quiches ente outras mil coisas deliciosas.

Horários:
Café da manhã: 7am-11am Almoço: Segunda a Sábado 12pm-4pm Jantar: Terça a Sábado 6pm-12am Jantar: Domingo & Segunda 6pm-11pm Brunch Domingo: 12pm-4:pm
Pubellys

Para os amantes de sushi, esse restaurante abriu mais uma filial no Brickell, a primeira fica em Miami Beach. Com sushis trufados e outros pratos que fogem do tradicional japonês! Conheci esse ano por indicação da minha cunhada e já virou um dos meus restaurantes preferidos de Miami! Só de pensar já da água na boca! Tem que ir!!

5. Wynwood Walls
Localização: 2520 NW 2nd Ave,Wynwood
Localizado no bairro de Wynwood e ao lado do Miami Art District, bairro que une arte, design e arquitetura, vá para ver uma explosão visual de alguns dos melhores grafites e arte de rua no mundo e aproveite para almoçar por lá, em alguns restaurantes com menus mais deliciosos de Miami.




Kyu Restaurant
(comida asiática)
Localização: 251 NW 25th St

Mandolin
(grego,frutos do mar, polvo)
Localização: 4312 NE 2nd Ave


Dr Smood Wynwood
(café saudável, orgânico, sem glutén, sem lacotse)
Localização: 2230 NW 2nd Ave


6. Vizcaya Museum
Localização: 3251 S Miami Ave
O Museu Vizcaya é uma propriedade em estilo renascentista italiano localizada perto do centro de Miami, no norte de Coconut Groove. Eles abrem todos os dias, exceto às terças-feiras e nos dias de Natal e Ação de Graças.

Foi construída entre 1914 e 1916 como residência de James Deering, o então vice-presidente da International Harvester. Ele escolheu o local por seu clima tropical e sua proximidade do mar. Por ser de Chicago, vinha a Miami para fugir do frio intenso do inverno.

A arquitetura, de inspiração italiana, reúne estilos que vão do século XV ao início do século XX. Os 34 quartos decorados da casa estão cheios de móveis importados da Europa.
A residência já hospedou muitos líderes famosos, como a Rainha Elizabeth II, o Presidente Ronald Reagan, o Papa João Paulo II e os Reis Sofia e Juan Carlos I, da Espanha.
7. Restaurante Bazaar Mar
Localização: 1300 S Miami Ave

Localizado dentro do luxuoso SLS Brickell Hotel & Residences no centro de Miami (Brickell), o Bazaar Mar faz alusão aos oceanos. Como o próprio nome indica, (mar), o cardápio tem ceviches, algas e peixes inteiros preparados de várias maneiras e um extenso raw bar . Cocktails artesanais juntam-se a uma lista com curadoria de vinhos espanhóis e internacionais para complementar a gastronomia.

Restaurante do chef José Andés, dono de 2 estrelas Michelin, é um restaurante para quem não está muito preocupado em gastar. Mas apesar de não ser barato, da para ficar só nos tapas (entradas) que são maravilhosas e não gastar tanto assim.
Horários de funcionamento
Domingo: 11:00 - 15:00
Segunda-feira: 17:00 - 23:00
Terça-feira: 17:00 - 23:00
Quarta-feira: 17:00 - 23:00
Quinta-feira: 17:00 - 23:00
Sexta-feira: 17:00 - 00:00
Sábado: 18:00 - 00:00
Leia mais: